top of page
  • Foto do escritorgesqpucrio

XXVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da PUC-Rio do PIBIC

No dia 29 de agosto aconteceu na PUC-Rio o XXVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da PUC-Rio do PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq) e as alunas e bolsistas Fabiana Marques de Moraes e Victoria Perez Oughton, sob a orientação da professora Cynthia Paes de Carvalho, apresentaram seus trabalhos.

Fabiana, apresentou “As formas de provimento ao cargo/função de diretor das Escolas Públicas Estaduais e do Distrito Federal".

O objetivo da pesquisa foi recolher e analisar os documentos legislativos dos 27 (vinte e sete) entes da federação as diferentes modalidades de acesso ao cargo ou função de diretor segundo as legislações estaduais e distrital discutindo os aspectos legais envolvidos na discussão sobre o provimento ao cargo de diretor escolar.

Discutiu-se também a questão do uso da eleição para a escolha dos diretores das escolas públicas e os aspectos jurídicos e administrativos relativos à interpretação do princípio da gestão democrática registrado na legislação brasileira.

A pesquisa se efetivou no período compreendido entre setembro de 2018 e abril de 2019 por meio de pesquisa na internet.

Na conclusão foi apresentado um quadro com os diferentes modos de provimento ao cargo ou função pública de direção de escolas públicas existentes nos entes federativos.

Já Victoria, apresentou um trabalho sobre “Autoeficácia e Gestão Escolar”, cujo objetivo foi compreender de que maneira a autoeficácia do diretor e seus aspectos influem em uma gestão de qualidade.

Entre os temas abordados sobre a Autoeficácia, Victoria falou sobre: Teoria Social Cognitiva de Bandura; Autoeficácia como um mecanismo auto regulador do comportamento; Percepção das próprias habilidades e competências; Base para a motivação e situações desafiantes.

Sua pesquisa procura investigar os seguintes itens em pesquisas qualitativas e quantitativas:

Considera ter as habilidades necessárias para o trabalho de gestor?

O quanto se sente capaz de enfrentar os desafios da gestão?

Se acredita que sua formação o preparou para a realidade do trabalho?




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page