• gesqpucrio

Lançamento: Livro Conselhos escolares, gestão democrática e qualidade de ensino.


Dia 1° de dezembro de 2020 às 18 horas na ANPEd Sudeste, sala 02 (Políticas Públicas, Gestão e participação Social) foi lançado o livro: Conselhos Escolares, Gestão Democrática e Qualidade de Ensino: É possível estabelecer Relações? Escrito por Maria de Fátima Magalhães de Lima, pela editora Appris.


Maria de Fátima é membro do GESQ e nos enviou um breve resumo sobre o livro:


É possível estabelecer relações entre gestão democrática, conselhos escolares e qualidade do ensino? Escolas reconhecidas pela qualidade do ensino ministrado tendem a apresentar conselhos escolares atuantes e influentes na gestão escolar? O interesse dos pais e dos agentes escolares pelo desempenho dos alunos nessas escolas influencia a participação desses segmentos da comunidade nos conselhos e na gestão escolar? Os diretores dessas escolas fortalecem os mecanismos de gestão democrática, no sentido de estabelecer relação entre participação e o trabalho pedagógico desenvolvido?


Este livro procura responder essas questões a partir de uma pesquisa que analisa a estrutura, a organização e o funcionamento dos conselhos escolares em quatro escolas públicas municipais do Rio de Janeiro reconhecidas pelo elevado desempenho acadêmico em exames de larga escala. Em interlocução com um fecundo campo da política educacional, da gestão e da sociologia da educação, procura compreender como são operadas as formalidades legais para a institucionalização da gestão democrática e como são engendrados os mecanismos de participação e controle social da escola.


Busca oferecer subsídios para a discussão de um tema que permanece vigoroso na pauta de luta dos profissionais de educação e crescente no campo acadêmico, com apontamentos para a sua renovação.







0 visualização0 comentário