Artigos em periódicos

OLIVEIRA, M. M. Atribuição de causalidade, desempenho escolar e currículos socioemocionais: aproximações críticas entre sociologia e psicologia da educação. REVISTA EDUCAÇÃO ONLINE, Rio de Janeiro, n. 37, mai-ago 2021, p. 35-54 Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/953

FERRO, J.; OLIVEIRA, A. C. P. Rumo ao Ensino Médio: o papel da escola nas escolhas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO). , v.21, p.1 - , 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/1/rumo-ao-ensino-medio-o-papel-da-escola-nas-escolhas-de-alunos-do-9-ano-do-ensino-fundamental

Oliveira, B. R.; OLIVEIRA, A. C. P.; JORGE, G. M. S.; COELHO, J. I. F. Implementação da Educação Remota em Tempos de Pandemia: Análise da experiência do Estado de Minas Gerais. REVISTA IBERO AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO. , 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13928

DE CARVALHO JUNIOR, Paulo. Desigualdades e diferenças sociais e educacionais na Alemanha. Educação Online (PUCRJ). , v.15, p.1 - 19, 2020. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/787

OLIVEIRA, A. C. P. ; PAES DE CARVALHO, C. ; CARRASQUEIRA, K. . Colaboração docente e resultados educacionais no Brasil. EDUCAR EM REVISTA, v. 36, p. e70499, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.70499

IGLESIAS, A.; OLIVEIRA, M.L. As contribuições dos Conselhos Escolares para a democratização do ensino público nas redes municipal de São Gonçalo e São João de Meriti no Estado do Rio de Janeiro. Revista Educação Básica em Foco, vol.1, n.3, out./dez.,2020. Disponível em: https://educacaobasicaemfoco.net.br/03/Artigos/As_contribuicoes_dos_conselhos_escolares_IGLESIAS-A-F_OLIVEIRA-M-L.pdf

RODRIGUES, M. G.. As relações entre gestão, liderança e clima escolar: um estudo nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Revista Educação Online, 01 dez. 2019. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/693/255

VIANA, NATÁLIA P. L.; SALES, N. L. . Por uma gestão democrática: formas de provimento ao cargo de diretor/a escolar em São Luís (MA). Revista Educação Básica em Foco, v. 1, p. 1, 2020. Disponível em: https://educacaobasicaemfoco.net.br/03/Artigos/Por_uma_gestao_democratica_VIANA-N-P-L_SALES-N-L.pdf

OLIVEIRA, A. C. P.; PARADA, I. P.; CRUZ, L. G. M. Gestão Educacional em tempo de pandemia: o que propõem as redes municipais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. RAÍZES E RUMOS. , v.8, p.9 - 35, 2020. Disponível em: http://seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/10286/9091

OLIVEIRA, A. C. P.; PAES DE CARVALHO, C.; BRITO, M. M. Gestão Escolar: Um olhar sobre a Formação Inicial dos Diretores das Escolas Públicas Brasileiras. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. , v.36, p.473 - 496, 2020.

RAMOS, M. E. N.; OLIVEIRA, A. C. P. Relação dialética no processo ensino-aprendizagem: desafios à formação docente. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO. , v.15, p.127 - 146, 2020.

CAMARGO, FLÁVIA PEDROSA DE. O Capacitismo e a expectativa docente em relação a alunos com deficiência (SYN)THESIS (RIO DE JANEIRO), v. 13, p. 87-96, 2020.

Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/synthesis/article/view/61451

 

SANTO, A. M. O.; WALDHELM, ANDREA PAULA SOUZA; MACHADO, M. S. Qualidade e Equidade da Educação no Rio de Janeiro. Revista Femass. v.2, p.89 - 109, 2020. Disponível em: https://revistafemass.org/index.php/femass/article/view/29

CARRASQUEIRA, K.; KOSLINSK, M. C. . Associated Factors to teacher mobility in the municipality of Rio de Janeiro. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE), v. 49, p. 106-130, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WbsKWvbtD3CtsDDzsbZ5m5B/?format=pdf&lang=en

 

GINO, João Carlos de Souza Anhaia. Qualidade e equidade na gestão democrática da escola pública brasileira. v. 14, p. 33-49, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/29997/pdf

 

AMARAL, D. P.; OLIVEIRA, A. C. P. Apresentação: Dossiê temático gestão Democrática da Educação. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO. , v.14, p.5 - 12, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/30339/pdf

 

OLIVEIRA, A. C. P.; MORAES, F. M. Escolha de diretores escolares nas redes estaduais de ensino: desafios e perspectivas atuais. EDUCAÇÃO ON-LINE (PUCRJ). , v.14, p.59 - 83, 2019. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/694/251

 

OLIVEIRA, A. C. P.; MURAKAMI, E. Exploring Leadership Experiences: Developing a School Culture for Immigrant Students in Brazil. International Studies in Educational Administration. , v.47, p.36 - 52, 2019. Disponível em: https://alabama.ebscoed.com/eds/detail?db=aph&an=143709516

 

OLIVEIRA, A. C. P. Implementação das políticas educacionais: tendências das pesquisas publicadas (2007-2017). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. , v.4, p.1 - , 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12966

VILARDI, L. G. A.; CARVALHO, C. P. Diretores escolares e o uso dos dados do SIMADE em escolas da rede estadual de educação de Minas Gerais. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 14, p. 104-122, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/30181

 

CAMARGO, FLÁVIA PEDROSA DE.; PAES DE CARVALHO, CYNTHIA. O Direito à Educação de Alunos com Deficiência: a Gestão da Política de Educação Inclusiva em Escolas Municipais Segundo os Agentes Implementadores. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 25, p. 617-634, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/XRCWL7VZfdx9LvWK4CVQKnN/?lang=pt

GINO, João Carlos de Souza Anhaia; BERNADO, Elisangela da Silva. Gestão Democrática e Utopia Social: a gestão da escola pública na perspectiva de uma outra democracia. Movimento - Revista Educação. , v.8, p.179 - 209, 2018.Gestão Democrática e Utopia Social: a gestão da escola pública na perspectiva de uma outra democracia. Movimento - Revista Educação. , v.8, p.179 - 209, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.457

 

LIMA, Carla da Conceição de; SCORTEGAGNA, Liamara. A formação continuada de gestores escolares na disciplina Educação e Suas tecnologias. Revista Educação On-Line (PUC-Rio), v. 13, p. 25-48, 2018. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/362/184

 

OLIVEIRA, Ana Cristina Prado; PAES DE CARVALHO, Cynthia. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 23, p. 12, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/jshd86G9PYQYGJLpJZqpJdC/abstract/?lang=pt

 

GIORDANO, Emília; OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; O Perfil dos Diretores das Escolas Públicas no Brasil. Revista Educação on line - PUC-Rio - maio/2018. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/376/185

 

OLIVEIRA, Marina Meira; PAES DE CARVALHO, CYNTHIA. A implementação de uma política educacional de combate ao fracasso escolar: percepções e ações de agentes implementadores em uma escola municipal no Rio de Janeiro. Boletim Análise Político - Institucional, v. 13, p. 21 -28, 2017. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8121/1/BAPI_n13_Implementa%c3%a7%c3%a3o.pdf

CARVALHO, Cynthia Paes de; RAMOS, Maria Elizabete Neves. Religião e sucesso escolar na Rede Municipal do Rio de Janeiro. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO), v. 33, p. e162025-30, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/Rg9LwZsMMZfCfTmGsYyLT5L/abstract/?lang=pt

RAMOS, Maria Elizabete Neves; LIMA, Carla da Conceição de; SOUSA, Lenise. O Protagonismo docente e a equidade em escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro: Possíveis associações. In: 38º Reunião Nacional da ANPEd, 2017, São Luís (MA). Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT14_1086.pdf

 

OLIVEIRA, ANA CRISTINA PRADO DE; WALDHELM, ANDREA PAULA SOUZA. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação. , v.24, p.824 - 844, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400003